Você se lembra dos cheques? Especialmente aqueles usados para quitar contas, mensalidades e tributos. Antes do boleto DDA, os processos eram mais trabalhosos: exigiam tempo, organização e, muitas vezes, ir até um banco ou lotérica para pagar uma conta.
Com o ritmo acelerado do dia a dia, a praticidade e a segurança são essenciais para o bom funcionamento de qualquer negócio, concorda? Nesse sentido, o boleto DDA veio como um grande otimizador da gestão de pagamentos, trazendo mais agilidade, segurança e eficiência.
Enquanto os boletos tradicionais em papel exigem impressão, entrega e controle manual, o DDA é mais simples e organizado. A seguir, você fica sabendo como funciona e de todos os benefícios, além de entender como usá-lo como grande aliado. Vamos lá?
O que é boleto DDA?
Você já está familiarizado com o boleto tradicional, certo? Aquele papel com código de barras e dados de quem recebe, quem paga, data de vencimento e outros.
Já o DDA é a sigla para Débito Direto Autorizado, sendo essa uma versão eletrônica do boleto.
Na prática, ele visualizar os boletos emitidos contra o seu CPF ou CNPJ diretamente no internet banking, ou aplicativo do seu banco, sem precisar receber o documento impresso. Com a sua autorização prévia, é possível até pagar esses boletos automaticamente, diretamente da sua conta.
Ou seja, o boleto DDA não é uma nova forma de cobrança, mas uma nova maneira de consultar e pagar boletos já emitidos, de forma eletrônica.
Como funciona um boleto DDA?
O funcionamento do boleto DDA é intuitivo. Quando um boleto é emitido no seu nome (pessoa física ou jurídica), o sistema do DDA identifica essa cobrança e comunica ao banco quem deve pagar.
Então, essa cobrança é lançada diretamente na conta do devedor, mesmo se o credor é de outro banco.
Atualmente, em alguns bancos, já é possível ver quais boletos DDA foram lançados e realizar o pagamento com passos simples ou ter o valor debitado automaticamente da conta, conforme a autorização prévia do dono da conta. Isso facilita o processo de quitar contas, já que é feito em poucos cliques e garante mais tempo livre para focar em outras tarefas.
Qual a diferença entre boleto DDA e débito automático?
Embora pareçam semelhantes, são totalmente diferentes, pois o débito automático é apenas uma autorização dada previamente para o débito automático de determinados pagamentos, sem precisar da sua aprovação todo mês.
Enquanto isso, você já sabe o conceito de boleto DDA: uma forma digital de consultar boletos já emitidos contra o CPF ou CNPJ. Assim, você pode optar por pagar no momento desejado.
Quais contas podem ser pagas com boleto DDA?
Você pode pagar qualquer boleto registrado emitido por:
- Prestadores de serviço, como telefonia, internet, energia elétrica;
- Fornecedores;
- Em alguns casos, órgãos públicos.
Lembre-se: boleto precisa ser um boleto registrado, pois é uma exigência do Banco Central desde 2018. Boletos simples, sem registro bancário, não aparecerão no sistema DDA.
Benefícios do boleto DDA
Para empresas realizarem pagamentos recorrentes às instituições governamentais e fornecedores, o DDA oferece várias vantagens, como:
Redução de custos
Sem papel, sem impressão, sem deslocamento. Com o boleto DDA, sua empresa elimina gastos com materiais para imprimir documentos e com a gestão manual de documentos. Além disso, como o sistema facilita a compensação em dia, reduz-se a inadimplência, o que também representa economia de tempo e dinheiro.
Mais agilidade e eficiência na gestão de pagamentos
Com esse tipo de boleto, a baixa é feita em poucos cliques, sem a necessidade de acompanhamento manual ou intervenção humana. Dessa maneira, a sua equipe ganha tempo para priorizar as atividades estratégicas.
Além disso, é possível acompanhar a emissão em tempo real, garantindo total visibilidade e controle dos pagamentos recorrentes. Afinal, toda ferramenta facilitadora para o seu planejamento financeiro e gestão do fluxo de caixa deve ser bem-vindo, não é?
Maior segurança e transparência
Uma vez que os documentos impressos e acerto em espécie são eliminados, seu negócio pode contar com o boleto DDA para reduzir o risco de fraudes, perdas e extravios. Todas as transações ficam registradas no sistema bancário, garantindo rastreabilidade e segurança para todos os envolvidos.
Como usar boleto DDA em uma empresa?
Ainda não está usando essa ferramenta na sua empresa? Listamos alguns passos de como começar a usar o DDA de uma vez por todas:
- Verifique se seu banco oferece esse serviço via internet banking ou aplicativo;
- Em caso positivo, habilite o DDA no seu negócio;
- Agora, acesse a aba de pagamentos para encontrar os boletos emitidos contra o seu CNPJ;
- Escolha a forma que deseja, podendo ser manualmente ou por débito automático;
Pronto, é simples assim! Agora, é preciso monitorar os extratos com recorrência para garantir o sucesso da compensação. Não se esqueça de manter saldo disponível na conta para cobrir os valores dos boletos. Além disso, pode-se cancelar ou editar as autorizações a qualquer momento, em poucos cliques na sua instituição financeira.
Conclusão
O boleto DDA não é apenas mais uma opção para o pagamento das suas contas. Esse meio transformou como empresas e clientes organizam a vida financeira, É muito prático, tem segurança, eficiência e benefícios para todos os usuários. Inclusive, é indicado entender o antes e depois da taxa de inadimplência dos clientes que passaram a usar o boleto DDA.
Sua empresa só tem a ganhar: gestão de pagamento otimizada, redução de custos, aumento da produtividade e da credibilidade com clientes e fornecedores.
Que tal ler mais sobre os assuntos que podem otimizar a gestão e as vendas do seu negócio na Qive? No nosso blog, você encontra conteúdos em diversas áreas empresariais, como:
- Gestão fiscal
- Compras e estoque
- Gestão contábil
- Vendas
- Gestão de empresas
- Financeiro
- Tributário
- Notícias
Além disso, fornecemos e-books e infográficos completos, webinars, calendários fiscais, tabelas e planilhas. Tudo isso para ajudar a sua empresa a chegar no patamar que sempre quis.
👉 Siga a Qive no LinkedIn e no Instagram para mais conteúdos como este.
Veja também
Otimize rotinas, reduza custos e evite multas
Otimize rotinas, reduza custos e evite multas